terça-feira, 8 de maio de 2012

O Egito e o Nilo


a) Dádiva: Definição de Dádiva Classe gramatical de dádiva: Substantivo feminino
- Separação das sílabas de dádiva: dá-di-va
- Plural de dádiva: dádivas
- Significa: O que é dado ou presenteado
1 - Aquilo que se dá gratuitamente.
2 - Aquilo que se recebe gratuitamente.
3 - Recompensa recebida por trabalhos ou atitudes voluntários.
4 - Àquele que é recompensado por fazer algo, não esperando nada em troca.
5 - Dom, presente, oferta, oferecimento, donativo
6 - Graça Divina.
b) Halicarnasso: (do grego antigo), (Halikarnassos, latim Halicarnassus) atual Bodrum (Turquia) foi uma antiga cidade situada na costa sudoeste da Anatólia, no golfo de Cós.
Nascido em Halicarnasso, cidade grega da Ásia Menor, Heródoto era filho de uma influente família. Seu pai, Lixes, foi um líder do segmento democrático da sua polis. Seu tio era um renomado poeta épico, Paníasis.
Fez uma série de viagens pelo mundo antigo, passando pelas costas do Mar Negro, por Cítia (sul da Rússia), Lídia (Turquia), Egito, Líbia, boa parte da própria Grécia e, talvez, Pérsia e Mesopotâmia. Ao longo de suas viagens, reuniu informações sobre os costumes, mitos e histórias dos diversos povos que conheceu.

Heródoto de Halicarnasso foi um historiador grego, continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C. (420 a.C. - 485 a.C.?).
Heródoto de Halicarnasso (moderno Bodrum na Turquia) foi o autor da história da invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C., conhecida simplesmente como As histórias de Heródoto.
Esta obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada. Antes de Heródoto, tinham existido crônicos e épicos, e também estes haviam preservado o conhecimento do passado.
Mas Heródoto foi o primeiro não só a gravar o passado, mas também a considerá-lo um problema filosófico ou um projeto de pesquisa que podia revelar conhecimento do comportamento humano.
A sua criação deu-lhe o título de "Pai da História" e a palavra que utilizou para o conseguir, história, que previamente tinha significado simplesmente "pesquisa", tomou a conotação atual de "história.
c) Região Desértica: A rio Nilo foi de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade do Egito Antigo.  Numa região desértica, o rio assumiu funções prioritárias na sociedade. Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura (através de canais de irrigação). Após a cheia do rio, ficava nas margens um lodo fértil (húmus) que fertilizava o solo para o plantio. O rio era utilizado também como via de transporte de mercadorias e pessoas. 
O Egito está localizado em região desértica, às margens do Rio Nilo, na porção nordeste do continente africano, é banhado tanto pelo Mar Mediterrâneo quanto pelo Mar Vermelho e limita-se com o Sudão e com o Deserto da Líbia. Apesar de situado numa região desértica, com poucas chuvas, ele é cortado por um vale muito fértil percorrido pelo Rio Nilo, rio que teve um papel decisivo na vida e, principalmente na economia do Antigo Egito.

Esse solo fértil deve-se graças ao regime de enchentes anuais no Rio Nilo que, durante os meses de junho a setembro, o rio transbordava, inundando suas margens; quando voltava a seu leito normal, deixava o vale fertilizado pelo húmus (fertilizante orgânico) e pronto para o plantio.
 d) Subsistência Estado daquilo que subsiste; estabilidade, permanência, sobrevivência.
Conjunto de coisas necessárias para a manutenção da vida; sustento, alimentação, víveres: garantir a subsistência da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário